Aranhas Venenosas saiba mais sobre elas 

Orçamento de Dedetização

 Aranhas Venenosas saiba mais sobre elas – Não é difícil encontrar aranhas em nosso ambiente de trabalho, de lazer e até mesmo em nossa casa. Você alguma vez já se pegou tentando decifrar se algum desses exemplares era perigoso ou venenoso? É bom lembrar que muitas aranhas usam seus venenos apenas para suas presas.

 Aranhas Venenosas saiba mais sobre elas 

De forma que ser venenosa não é o mesmo que ser perigosa para os seres humanos. Um pouco de informação pode ser muito útil em diversas situações, e aqui vão algumas muito interessantes.


A aranha mais venenosa do mundo

De acordo com o Guinness World Records, a aranha teia-de-funil, ou Atrax robustus, é a aranha mais perigosa para os seres humanos no mundo. Nativa da Austrália, essa aranha venenosa é encontrada, principalmente, em ambientes úmidos. Grande, preta e cintilante, a aranha teia-de-funil tem um potencial de veneno de 0,2 mg/kg.

Uma dose letal para os seres humanos. Felizmente, um antídoto foi desenvolvido em 1981, de modo que a mordida não é mais uma sentença de morte se você obtiver ajuda rapidamente.


 Aranha-lobo

Essa aranha venenosa é encontrada em todas as partes do mundo, basta que tenham insetos disponíveis para que elas se alimentem. Apesar de venenosas e muito temidas, uma picada de aranha-lobo, normalmente, resulta apenas em vermelhidão e inchaço.


 Aranha armadeira

Essa deve ser realmente evitada. Uma curiosidade interessante (ou não tanto): o nome do gênero é Phoneutria, que significa “assassina” em grego. O veneno destas aranhas causa a morte em ratos, e uma mordida em seres humanos também pode ser letal, especialmente para as crianças.

No entanto, essa aranha venenosa é fácil de ser reconhecida: trata-se de uma aranha grande, peluda e de cores escuras.


Outras aranhas venenosas

A viúva negra e a aranha marrom são duas das mais famosas, justamente pelo medo que elas causam. É preciso prestar muita atenção ao seu redor quando for passar um tempo em sua garagem, celeiro, porão ou outras áreas que costumam fornecer refúgio para estas aranhas.

As mordidas geralmente ocorrem quando o animal se sente preso ou ameaçado (mesmo que não intencionalmente) por um ser humano, especialmente perto de seu ninho. A viúva negra se alimenta principalmente de moscas e tem uma marca vermelha característica em seu abdômen.

Geralmente, se abriga em acúmulos de detritos, como pilhas de madeira, por exemplo. A aranha marrom, por sua vez, também pode ser encontrada dentro de casa, em sapatos, armários escuros e sótãos. Pode sobreviver a invernos rigorosos, a verões escaldantes e até a meses sem comida e água. 

A maioria das pessoas sequer sente sua mordida e os efeitos dela podem ser atrasados por horas. O encontro com aranhas venenosas em qualquer lugar do mundo pode ser assustador. Lembre-se de manter a calma. Se você receber uma mordida, tente capturar a aranha, caso ela ainda esteja por perto, de modo que possa ser identificada.


O Brasil, junto com a Austrália, é o país onde se encontra mais tipos de aranhas venenosas, sendo que a mais venenosa do mundo é uma espécie brasileira. 

Caranguejeira ou tarântula (Theraphosidae)

No Brasil, temos duas caranguejeiras que estão entre as maiores do mundo. A Caranguejeira-rosa-salmão-brasileira (Lasiodora Parahybana) é originária do Nordeste Brasileiro e possui esse nome por causa de seus longos pelos cor salmão. Ela é a segunda maior tarântula do mundo, chegando a 25 cm.

O título de maior tarântula do mundo fica com a Aranha-golias-comedora-de-pássaros (Theraphosa blondi), que chega a ter 30 centímetros e pode ser encontrada na região amazônica. Apesar dessa espécie ser bastante agressiva, seu veneno não é mortal para os humanos.

Porém, ela possui uma mordida bastante dolorida e os pelos em suas pernas e abdômen podem gerar lesões, coceira e irritação, em contato com a pele humana. As caranguejeiras, no entanto, só atacam quando se sentem ameaçadas ou são manuseadas de modo indevido.

Por isso não representam um grande perigo para o homem. Essas aranhas podem ser encontradas em matas e florestas em todo o país, e ainda não é produzido soro para o seu veneno.


Aranha-de-Jardim (Lycosa erythrognatha)

Essa espécie também é conhecida como aranha-de-grama ou aranha-lobo. Pertence a família Lycosidae e costuma ser encontrada na grama de residências, por isso seu nome. A aranha-de-jardim possui cerca de 5 cm de comprimento, e apresenta uma coloração marrom-clara ou cinzenta.

Com um desenho negro em forma de seta em seu abdômen e pelos avermelhados perto das quelíceras. Seu veneno causa dor intensa, com sensação de queimadura e formigamento, provocando também reações alérgicas.