O que fazer quando animais de estimação morderem um rato

O que fazer quando animais de estimação morderem um rato

O que fazer quando animais de estimação morderem um rato – Ter animais de estimação é sinônimo de alegria e alívio de estresse, além de eles ajudarem a combater a depressão. Porém, quando decidimos ter a companhia de um animal de estimação.

O que fazer quando animais de estimação morderem um rato

É importante garantirmos que não existam pragas urbanas dividindo o imóvel conosco. Os roedores, por exemplo, são responsáveis pela transmissão de cerca de 40 doenças. Entre elas, a leptospirose, febre da mordida de rato, raiva, sarnas, triquinose, salmonelose, micoses, hantavirose e uma das mais terríveis.

Que a humanidade vivenciou: a peste bubônica, ou peste negra, que matou cerca de 70 milhões de pessoas durante o século 14. Os ratos não são perniciosos apenas aos seres humanos. Eles também trazem riscos à saúde dos animais domésticos.

Esses roedores adoram a ração do seu amigo animal, e podem contaminá-la ao urinar sobre ela. Por isso, é importante deixar o potinho dos bichos em lugares elevados. Além disso, é necessário manter os sacos de ração bem fechados ou em lugares inacessíveis aos dentuços.


Meu pet mordeu um rato, e agora?!

Primeiro de tudo, vista as luvas de borracha. Em seguida, lave as regiões do seu peludo que entraram em contato com o roedor – como as patinhas – com água corrente e sabonete, de preferência neutro, reduzindo a contaminação na área. Se houver algum indício de mordida ou arranhão, também deve ser lavado.

Em seguida, leve seu amigo até um veterinário e mostre o ferimento, para que o profissional possa realizar curativos e, dependendo da gravidade, indicar um medicamento. Fique atento a saúde animal, pois ela garante o bem-estar do seu companheiro peludo.

Apenas reforçando, use as luvas. Algumas doenças transmitidas por roedores podem ser maléficas aos humanos. O senso comum de que gatos devem caçar ratos pode trazer sérios riscos à saúde dos seus animais domésticos. Para manter essas e outras pragas bem longe de você e dos seus bichinhos.

Opte por uma dedetização completa da sua residência. Com profissionais qualificados e certificados para o serviço de controle de praga e dedetização, a Polinseto realiza o serviço de dedetização, desratização, descupinização e controle de pragas para empresas e residências.


Sintomas

O cão contaminado pela leptospirose apresentará falta de apetite, vômito, febre e um sintoma bastante característico, a urina de cor amarronzada. A bactéria atinge os rins e o fígado do animal. Alterando a função hepática, a leptospirose causará icterícia, notada pelo amarelamento das mucosas como olhos, gengivas, etc.

O tratamento da leptospirose é feito com antibióticos e há chance de cura, porém, ele deve ser iniciado o mais rápido possível ou a vida do animal estará sob risco. Para evitar a leptospirose, é importante vacinar anualmente os cães. As vacinas múltiplas mais modernas protegem os animais contra quatro tipos de leptospirose.

Aqueles que mais comumente afetam os cães. No entanto, há vários outros tipos que acometem outras espécies e podem, mais raramente, atingir também o homem e o cão. Em regiões endêmicas, ou seja, onde sempre há casos de leptospirose, é necessário vacinar o cão duas vezes por ano contra a doença.


Precauções

Na prevenção, também é importante evitar a contaminação da água e alimentos pela urina do rato. Não acumule lixo no interior ou na porta de casa, pois isso atrai os roedores. Em épocas de chuvas, evite o contato com as águas de enchentes, pois elas afloram de bueiros que estão infestados de ratos.

O homem deve tomar as mesmas precauções para não se contaminar com a doença. Também deve evitar o contato direto com a urina e sangue de seu animal, se ele estiver com suspeita de leptospirose. Os casos de leptospirose em cães devem ser notificados às autoridades sanitárias (vigilância sanitária).

Pelo seu potencial de transmissão ao homem. Vacine o seu cão e tome todos os cuidados para ele não se contaminar com a leptospirose, principalmente na época das chuvas.

O que fazer quando animais de estimação morderem um rato
Rolar para o topo