Ratos e Ratazanas conheça as diferenças entre os roedores

Ratos e Ratazanas conheça as diferenças entre os roedores

Ratos e Ratazanas conheça as diferenças entre os roedores – Quem nunca se deparou com aquele animal cinzento, de rabo longo, saindo de uma rede de esgoto ou passeando pelos cantos do terreno? Você o chamou de rato ou ratazana? Pergunto isso porque essa é uma das dúvidas mais frequentes entre as pessoas.

Ratos e Ratazanas conheça as diferenças entre os roedores

Principalmente em casos de infestações. Nós da Polinseto, dedetizadora em Curitiba, estamos aqui para te ajudar a identificar as diferenças entre esses animais. Existem cerca de duas mil espécies de roedores no mundo todo! No ambiente urbano, duas delas se destacam, os ratos (negros e domésticos) e as ratazanas.


Aspectos físicos

Os ratos podem ser facilmente confundidos com ratazanas jovens, mas se diferenciam por características físicas: a cor acinzentada, com um tom claro ou acastanhado, e também por terem os pés e a cabeça menores do que sua “prima”, além do mais se destacam pelas grandes orelhas e a cauda comprida, em relação ao seu corpo.

Já o rato negro tem um corpo delgado, nariz pontiagudo e cauda mais longa que a cabeça e a estrutura corporal. Enquanto que a ratazana é maior que ambos, seu corpo é mais grosso, a cauda mais curta do que a cabeça e o físico, as orelhas pequenas e peludas, o nariz grosso e o pés e cabeça desproporcionais a sua estrutura corporal.


Hábitos alimentares

Os hábitos alimentares das espécies também são diferentes. Enquanto o rato doméstico prefere comer cereais e se alimentar sempre no mesmo lugar, o negro prefere frutas e alimentos úmidos, quase nunca comendo no mesmo local. Já as ratazanas, assim como o rato doméstico, preferem comer cereais.


Habitats

A preferência de habitat deles também difere. Os ratos negros preferem ambientes de clima temperado e têm facilidade para construir ninhos em locais altos. Os domésticos estão quase sempre no solo e se reproduzem em tocas, deixando um rasto de crostas de sujeira.

Já as ratazanas vivem no solo e em tocas, podendo ser encontradas em edifícios, sistemas de esgotos e ao ar livre. Uma outra grande diferença entre as ratazanas e as espécies de ratos é a reprodução. Elas atingem a maturidade sexual mais tarde, tendo ninhadas menores.

Por conta disso as infestações de ratos são geralmente maiores e mais frequentes e perigosas, por conta de doenças mortais, como a leptospirose. Saber diferenciar as espécies de roedores é essencial para que a técnica de desratização da dedetizadora seja eficiente.

Evitando assim que novas infestações aconteçam, pois a presença desses roedores é extremamente perigosa, uma vez que transmitem inúmeras enfermidades, que podem levar à óbito, e também prejudicam toda a estrutura do seu imóvel.


Abrigos

As ratazanas comuns vivem, geralmente, no solo e em tocas, mas são vistas com frequência em sistemas de esgoto e ao ar livre. Se cavarem em canos de esgoto, podem causar grandes prejuízos. É comum que deixem manchas contínuas por onde passam por conta do pelo oleoso.

Os ratos negros estão mais presentes em locais de clima temperado, como zonas portuárias. São ágeis e têm facilidade de construir ninhos em locais altos, como debaixo de telhados e em árvores. Por se locomoverem com as pontas dos pés, as superfícies por onde passam.

Ficam marcadas com manchas separadas, ao contrário das ratazanas. Já os ratos domésticos estão quase sempre no solo e fazem ninhos em tocas, embora sejam ágeis e possam, também, escalar com relativa facilidade. Em infestações, a oleosidade do corpo, aliada à sujeira e urina.

Formam crostas características, que facilitam a identificação, além de que suas pegadas são menores do que as das ratazanas. Outro fator que auxilia na identificação é o excremento, que se diferem em tamanho e forma. O excremento das ratazanas comuns são grandes, de 9 a 14 mm de comprimento.

Com cor castanho escuro e forma cônica (parecido com um grão de arroz). Já o do rato negro é longo, fino e menores do que o das ratazanas. O excremento do rato doméstico tem entre 3 e 8 mm e são, quase sempre, encontrados de forma espalhada. Tem forma granular e são bem escuros.

Ratos e Ratazanas conheça as diferenças entre os roedores
Rolar para o topo